Ballet Bolshoi
Deficiente Visual
Festival de Dança
Jô Brasca Negrão
Joinville
Mila Ramos
Superlinda
Zelandia Ramos dos Anjos
Como e Porque o Ballet Bolshoi Veio Parar em Joinville.
Foto do google (link da imagem) da apresentação do Ballet Bolshoi no 14 Festival de Dança de Joinville. |
Tudo começou em 1995, quando a Fundação Cultural e a Comissão Organizadora do Festival de Dança de Joinville, era presidida pela professora Zelândia Ramos dos Anjos.
O festival já era considerado o maior do mundo. Neste caso, que seja feita justiça e dado o devido reconhecimento às gestões anteriores.
Por iniciativa de Carin Busch, Jô Brasca Negrão, uma brasileira de Curitiba, professora de jazz do Ballet Bolshoi na Russia, foi convidada para dar aulas nos cursos que aconteciam durante o festival aos bailarinos, hoje chamados workshop.
Foi a partir da idéia destes profissionais que de forma amadora, faziam o Festival de Dança dar certo, que Joinville tornou-se a única cidade no mundo a sediar uma Escola do Teatro do Ballet Bolshoi, fora da Rússia.
O "QG" do festival era na Casa da Cultura, onde tudo acontecia. Da recepção dos grupos de bailarinos à Feira da Sapatilha, o burburinho era grande.
Jô Brasca Negrão veio e com Carin e D.Zelândia, entre um cafezinho e outro quase que como numa conversa de comadres, Jô lançou a idéia para trazer os bailarinos do Bolshoi para uma apresentação no Festival de Dança de Joinville do ano seguinte.
E a concretização disto ocorreu na noite de abertura do 14 Festival de Dança em 1996. O ano marcado pela primeira apresentação do Ballet Bolshoi da Rússia, no Brasil.
Eu fui, eu vi eu vivi este dia, lembro-me até da roupa que usei nessa noite.
Sem câmeras de celulares e sem selfies, não tenho nenhum registro fotográfico daquela espetacular noite, além dos que guardei na memória.
A cidade parecia estar literalmente nas nuvens e o Ballet Bolshoi em terras joinvilense.
*A partir daí, a semente plantada em 1995 por Carin Busch, Zelândia Ramos dos Anjos e Jô Brasca Negrão, desenvolveu o projeto de implantação da Escola do Teatro Ballet Bolshoi em Joinvile e consolidou-se graças ao empenho do prefeito Luis Henrique da Silveira. Veja o link oficial do Bolshoi.
0 comentários